Regulamento 2º Campeonato Capital Zouk – Categoria Amador Salão

Do concurso

O Campeonato Capital Zouk é uma competição de caráter nacional de Zouk (dança) aberta aos dançarinos amadores representantes de todos os estados e/ou cidades do país.
Realizar-se-á no dia 19.08.2011, ás 23:30 h, em (local a definir)

Das inscrições

• As inscrições deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 17.08.2011.
• As inscrições na categoria Amador Salão (*) serão limitadas em no mínimo 5 (cinco) e máximo de 20 (vinte) casais competidores e poderão ser realizadas diretamente no site www.bsbdanca.com, por e-mail: bsbdanca@gmail.com, ou diretamente com os diretores da equipe BsB Dança.

(*) Definição de Categoria Amador Salão: Dançar como forma de diversão, integração social e lazer. Não possuir vínculo profissional com academia/companhia de dança como professor(a)/dançarino(a). Salvo (Instrutores e bolsistas)

• Para confirmação da inscrição o casal participante deve preencher corretamente a ficha de inscrição e efetuar o pagamento pessoalmente ou via depósito bancário:

Caixa Econômica Federal
Agência: 0972
Conta Poupança: 013.00004458-7
Dayvisson Roberto Rocha

Caso opte por depósito bancário, o restante do processo será efetuado via e-mail:
*Após o depósito envie-nos o comprovante de pagamento para: bsbdanca@gmail.com

Dados necessários:

• Nomes do Casal
• Telefones de Contato
• E-mail
• Release com fotos

• As inscrições serão encerradas no dia 17.08 ou após o preenchimento do número máximo de casais. Caso o número de participantes não atinja o número mínimo de 5 (cinco) casais inscritos, as já efetuadas poderão ser canceladas, havendo, portanto, o reembolso do valor investido.
• O valor das inscrições por casal será de R$ 100,00.
• Depois de efetivada a inscrição, não será permitida a troca de parcerias. Exceto com a avaliação e autorização da organização do evento.
• Os inscritos, e somente estes, terão entrada franca no baile onde acontecerá a competição em sua categoria.
• É permitida a inscrição de menores de idade desde que apresentem autorização por escrito dos responsáveis e estejam acompanhados pelos mesmos.
• Os competidores assumem estar em pleno estado físico e psicológico para competir.
• Todos os participantes, uma vez assinada e entregue a ficha de inscrição, dão por aceitas as bases do regulamento e autoriza a organização a usar sua imagem para promoções do evento em qualquer forma de mídia.
• Em caso de desistência ou desclassificação dos participantes por qualquer motivo, não haverá devolução da taxa de inscrição.

Da Competição

• O casal receberá um número por ordem de inscrição. Essa numeração identificará o casal durante a competição, nos sorteios das baterias e estará estampado nas costas do cavalheiro da dupla e na tabela de classificação dos jurados.
• Os casais deverão retirar com a equipe de organização do campeonato seus números de identificação, assinar termo de comparecimento e ciência do regulamento 60 minutos antes do horário de concentração.
• Os casais precisam estar devidamente trajados, maquiados e penteados na CONCENTRAÇÃO com 40 minutos de antecedência ao início da etapa de competição.
• É proibida qualquer forma de expressão de desagrado, desrespeito ou coação aos jurados, organizadores, público, patrocinadores ou qualquer pessoa ou entidade relacionada ao evento, sendo por parte dos competidores, treinadores, familiares ou torcedores.
• Os casais poderão dançar em qualquer tempo da música (um ou três).
• É recomendado aos competidores durante as apresentações não utilizar expressões verbais para falar com o parceiro, dirigir-se ao público ou aos jurados. Caso aconteça, o casal será devidamente penalizado.
• Não serão permitidos passos aéreos/acrobáticos (*) em nenhum momento da competição.

(*) Passo aéreo/acrobático: Qualquer movimento onde um dos dançarinos da dupla retire, ao mesmo tempo, os dois pés do solo.

• O respeito entre os competidores deverá ser mantido durante todo o evento.

Etapas

A competição na categoria Amador Salão acontecerá em etapas eliminatórias, ou seja, de 1 a 4 baterias contendo 3 a 5 casais cada uma, e uma etapa final.

Etapa Eliminatória:

• Nessa etapa, os casais competidores da mesma bateria dançarão de improviso, a mesma música, conforme critérios do regulamento aqui estabelecidos.
• As músicas serão de 80 a 90 bpm (lenta-média) e duração média de 3 min.
• Serão sorteadas músicas, para cada uma das baterias, dentre as previamente escolhidas.
• Nesta fase serão eliminados, de 2 a 4 casais, conforme a formação das baterias, de modo a classificar para a final somente 4 casais.


Final:

• Nessa etapa, os casais classificados na etapa anterior deverão dançar de improviso:

1º. 2 min. de música lenta-média (entre 80 a 90 bpm).
2º. 2 min. de música média-rápida (entre 90 a 100 bpm).

• Cada bateria poderá ter duração de até 2:30 (dois) minutos e trinta segundos (total) de músicas. Sendo escolhidas 2 músicas por sorteio.
• Os jurados vão estar posicionados ao redor da pista.
• As notas nessa fase serão formadas a partir dos critérios de avaliação do júri, fechadas e entregues à comissão organizadora.
• Efetuar-se-á o cálculo do resultado final, como sendo a média das notas de todos os jurados.
Obs.: Em caso de empate entre casais será sorteada uma nova música para ambos dançarem. O casal vencedor final será o escolhido pela maioria dos jurados.

Figurinos

• Será permitida (não obrigatória) a troca de roupa entre as duas etapas da competição se o casal competidor assim desejar.
• É permitido o uso de acessórios.
• Não é permitido emblema, marca ou qualquer tipo de publicidade no traje utilizado.

Maquiagem, Penteado e Acessórios


• Recomendamos a todas as mulheres participantes que estejam bem maquiadas.
• Caso seja feito algum penteado prendendo total ou parcialmente o cabelo, este deverá permanecer intacto até o final da apresentação.
• É permitido o uso de jóias, bijuterias ou acessórios (colares, pulseiras, anéis, braceletes, etc.) desde que não representem perigo de acidente para qualquer um dos participantes.

Torcida


• É proibido o uso de buzinas, apitos ou outros instrumentos sonoros durante as apresentações.
• Será atribuído o valor de 1(um) ponto ao somatório final do casal competidor que apresentar a torcida melhor organizada e mais entusiasmada.
• Faixas e cartazes serão permitidos, desde que não atrapalhem a apreciação do público. Caso aconteça, as mesmas serão retiradas e devolvidas ao final da noite.
• Resultado final, premiação e a dança dos campeões serão divulgadas no dia 20/07/11.

Jurados e Critérios de Julgamento


1. O corpo de jurados será composto por profissionais reconhecidamente capacitados para avaliar a competição.
2. O corpo de jurados terá a presença de 2 (dois) componentes do seguimento Zouk (dança) e mais 2 componentes que serão convidados momentos antes da competição.
3. Membros da organização não poderão participar da banca do júri.

Serão Avaliados:

1. Trajes:

• Vestuário, calçados, maquiagem e penteado.
• Será avaliada a estética e adequação para atividade da dança e harmonia.

2. Ritmo/Musicalidade:

• Adequação dos movimentos, passos e figuras ao tempo musical, respeitando e explorando as variações da música (batidas e pausas) do início ao término da competição.
• Serão respeitadas as diferenças nos tempos de deslocamento dos passos, desde que os dançarinos mantenham uma coerência rítmica durante a apresentação.

3. Criatividade/Originalidade:

• Utilização de novos e diferentes recursos e/ou movimentos, diversidade de passos durante a competição.

4. Harmonia:

• Demonstração de leveza, entrosamento, coordenação e concordância dos movimentos durante a apresentação do casal.

5. Desenvoltura na pista:

• Postura, elegância, domínio e utilização do espaço físico disponível, carisma e empatia com o público e jurados.

6. Técnica:

• Capacidade do casal em executar corretamente movimentos, figuras e passos, avaliação do grau de dificuldade de cada um dos elementos.
• Todos os critérios têm o mesmo peso na nota de 5 (cinco) a 10 (dez), não podendo ser fracionada.

Da Premiação:

Os vencedores do campeonato Capital Zouk – Categorias Amador Salão, receberão a seguinte Premiação:

1ª Lugar:

• R$ 500,00 (quinhentos reais)
• Troféu 1º Lugar.

2ª Lugar:

• Troféu 2º Lugar.
• Brindes.

3ª Lugar:

• Medalha 3º Lugar.
• Brindes.


Considerações finais:

• Ao BsB Dança reserva-se o direito de alterar a programação do evento, sempre que necessário, sem aviso prévio.
• Os competidores aceitarão as decisões tomadas pelos jurados como definitivas e inapeláveis.
• O resultado final do campeonato será divulgado ao público. A planilha detalhada dos resultados da votação dos jurados só estará disponível para consulta aos casais participantes, após a competição e mediante solicitação à organização do evento.